Wednesday, June 25, 2008

A verdade inconveniente

Às vezes fico com a sensação de que os benfiquistas ainda não se deram conta de que o Benfica já não é um dos mais fortes clubes europeus. As exigências são tantas, que eu dou por mim a perguntar-me se há algum russo ou um Sultão do Brunei por aí, a financiar o clube e a permitir aos adeptos legitimidade suficiente para que possam pedir grandes jogadores de top mundial e que possam exigir ao clube que os melhores do plantel fiquem.
Meus amigos, o Benfica está em crise. A um grande jogador, não é minimamente interessante vir para o nosso clube. O campeonato é fraco, os ordenados são baixos e o Benfica que nós vemos quando nele pensamos não é o Benfica que esses jogadores vêem. E, espantem-se, eles é que têm razão! O Benfica, no momento actual, é um clube de segunda linha europeia. Meus amigos, nós acabámos a merda do campeonato português em 4º lugar. Ouviram? Em 4º lugar!!! Quem é que está interessado em representar uma equipa que fica em 4º no campeonato português? (pensem lá um bocadinho) Pois, os medíocres e os bonzinhos. Se conseguirmos bonzinhos, já temos muita sorte. Espanta-me a crítica incisiva a tudo o que mexe, como se fosse possível poder negociar com o homem do momento, por exemplo, Arshavin ou ir a Londres buscar o Joe Cole ou ir a Milão trocar um nosso pelo Pirlo. Isso é para outros campeonatos! Nós, se queremos voltar ao patamar em que já estivemos, temos de ser inteligentes e ter um plano (que é coisa que ainda não percebi se há neste projecto de Rui Costa e Quique; espero para ver). Um plano que procure apostar nos jovens de qualidade que temos (e temo-los, não duvidem), juntamente com um bom departamento de prospecção, que nos faça aproveitar mercados menos explorados e com bons jogadores. Por isso, não devia ser de espantar que jogadores desconhecidos para nós acabem no Benfica - até pode ser positivo; caso tenham qualidade, significa que o Benfica procura alternativas visto que não tem dinheiro para contratar os que toda a gente já conhece de trás para a frente (Yebda poderá ser um desses jogadores; como Binya e Sepsi o foram no passado).
Depois há o outro problema: a pressão dos adeptos leva a que quem está responsável pelo Futebol (neste caso, Rui Costa) sinta a obrigação de trazer nomes sonantes para o clube, muitas vezes em detrimento de jogadores para as posições que estão deficitárias. Eu só oiço e leio e vejo falar em «10» e atacantes, mas alguém lê ou vê ou ouve falar num central de qualidade? Num lateral direito de qualidade? Num extremo direito de qualidade? Ninguém. Porque isso não vende. Nós andamos a fazer críticas a quem trabalha no Benfica por aquilo que lemos, vemos e ouvimos nos órgãos de Comunicação Social. Alguém dizia que estranhava que o "Record" tenha posto hoje a agenda de Rui Costa na capa do jornal. Eu pergunto: que fiabilidade tem aquilo? Até parece que o "Record" nos tem dado motivos, ao longo dos anos, para acreditarmos no que eles escrevem. É que é exactamente esta bipolaridade de que todos sofremos que nos faz analisarmos mal o que se vai passando no clube: umas vezes, dizemos que é tudo mentira o que está nos jornais; outras, para criticarmos opções, dizemos que estamos a ir pelo mau caminho, baseando a nossa análise apenas e só no que vemos escrito em jornais que nos não merecem qualquer visão de qualidade ou isenção.

É um período em que importa esperar para ver. Mas ver mesmo, ver os jogadores que se sentarão na cadeira numa conferência de imprensa, ao lado de Rui Costa e Quique Flores. Não é analisar com base em jornais mentirosos e intriguistas. Eu espero para ver. Porque é o que me resta, por uma questão de respeito por quem trabalha e porque sei que, neste momento, ser director-desportivo do Benfica não deve ser uma tarefa nada fácil. Andar por aí a apregoar a História, a Glória, os títulos do Benfica e tentar encobrir a realidade actual, tentando convencer um bom jogador, não é, seguramente, tarefa fácil. Por isso, Rui, até prova em contrário, estou contigo.

15 comments:

Anonymous said...

Como Sportinguista, mas principalmente como desportista e amante do Desporto, felicito-o por revelar uma lucidez surpreendente para benfiquista. É pena que não haja mais como o Ricardo.

Manuel Galrinha

Ricardo said...

Manuel,

agradeço o elogio, embora fique com a pulga atrás da orelha. "lucidez surpreendente" até que me deixa orgulhoso e essas coisas todas mas é o "para benfiquista" que me faz urticária. Primeiro, porque parece querer dizer que os benfiquistas têm todos uma falta de lucidez gritante - o que até pode ser verdade, só que nesse caso diria o mesmo de sportinguistas e portistas, porque esta coisa de gostar de um clube envolve muita coisa e lucidez não costuma estar na linha da frente -, depois porque, se na sua opinião os benfiquistas padecem do mal de não terem lucidez, então a minha será apenas uma melhorzita do que a generalidade dos benfiquistas. Ou seja, eu sou, na sua opinião, um gajo lúcido, mas um gajo lúcido "para benfiquista". Há-de convir que não é lá grande coisa, mesmo na sua própria opinião. Mas eu aceito e digo-lhe mais: você, para sportinguista, também está muito bem!

Anonymous said...

Excelente Ricardo está tudo dito!

oh galrinha vê lá se os lagartos são todos lucidos, cromo! passam os dias a pensar no Benfica. Pensem noutra coisa, osgas! no cabelo do paulo bento, por exemplo ehheheh

Ricardo said...

Eh lá, isto está concorrido. Se continua gente a chegar a esta tasca, vou ter de fechar as portas para fumarmos, que a Polícia já anda aí a rondar.

SenhorColuna, não trate assim tão ilustre visitante. Poder receber neste humilde buraco um Visconde é coisa que não se rejeita. No fundo, é a afirmação clara de que este estabelecimento é transversal a toda a sociedade. De pobretanas a Stromps, temos de tudo, meu caro! Deixe lá esses epítetos de lado, não são necessários. Caso contrário, não lhe sirvo mais cerveja.

Anonymous said...

Oh senhorcoluna veja lá se trata mas é dessa escoliose e deixe o P. Bento em paz...
Ou será que o cabelo do P. Bento lhe dá assim tanto que pensar...
Por mim não bebia mais cerveja.Uma Água das Pedras para a mesa do senhorcoluna,por favor!

Anonymous said...

Concordo com tudo o que escreves, Ricardo. Infelizmente tenho sérias dúvidas sobre se o Rui conseguirá soltar-se das amarras do Vieira. Acho que aquilo só vai ao sítio quando expulsarmos o luís dos pneus do poleiro.

Entretanto chegou o Balboa. Conheces o gajo?

Abraço

Ricardo said...

Ora bem, como temos poucas mesas, a ideia melhor para isto é juntar o Sérgio, perdão, o anónimo com o Senhor Coluna para ver se discutem mais abertamente a questão capilar do treinador do Sporting. A garrafa de uísque é oferta da casa!

Diogo,

compreendo o que dizes, mas quero acreditar que o Maestro pode dar a volta à situação, mesmo com o orelhas por perto.

Quanto ao Balboa, é um extremo. Nas palavras do Quique, rápido, trabalhador e bom nos cruzamentos. Fez alguns (poucos) jogos pelo Real, tanto na Liga como na Champions. Talvez resulte num campeonato menos exigente como o português. Talvez. Teremos de esperar para ver o que sai dali.

Abraço.

Unknown said...

Sabes o que é mais bonito para os meus lados, irmão?

É que "os cães (desculpa a ofensa, mas o ditado é assim) ladram e a caravana passa" rumo ao tetra...

Sad but true...

Um abraço e parabéns pela análise. Para abrantino, não está má... :)

Anonymous said...

Em relação à questão capilar do P. Bento,e para terminar,se o futebol do SCP fosse tão espectacular como o penteado do PB tinha que sair uma palete de Água das Pedras para a mesa do SenhorColuna...

Leão Irlandês.EDDG.
Abraço.

Ricardo said...

Isto é bonito. É comovente. Aparece um visconde, depois um benfiquista, logo de seguida entra em cena um sportinguista, vem atrás um benfiquista, surge um portista e volta o sportinguista. Se o mundo fosse todo assim, era tudo tão lindo. Esta tasca promete emoldurar, ao pé das garrafas de uísque, aguardente e licor beirão, três símbolos dos três grandes, bem bordadinhos, tapados por um vidrinho fino. E, quem sabe, compro uns copinhos para beber o bagaço com a águia, o dragão e o leão. Porra, isto é de ir às lágrimas!

Anonymous said...

Quanto à intervenção do portista só tenho a salientar o bom gosto musical...No meio de tanto ruído lá aparece o Zé Pastor.Quanto ao resto, nothing else matters.:)EDDG

Anonymous said...

Não sou tão optimista como tu, Ricardo. Mas espero estar errado, claro :)

Vejo que aqui a convivência entre adeptos dos grandes se faz com civismo. Ainda bem que assim é.

Abraço

Ricardo said...

Leão irlandês,

quanto ao gosto musical do portista, tudo certo, confirmo. Já quanto a previsões futebolísticas... tenho sérias dúvidas ;)

Diogo,

Tem de ser. Com a quantidade de álcool que por aqui se bebe, se a malta se zangasse, já viste como ficava a tasca? Não dava. Não há dinheiro para remodelações todas as noites. Assim, bebemos, falamos muito e se, por acaso, alguém aparece mais violento, é posto na rua para aliviar o stress. Até pode aproveitar para mijar e não me suja o estabelecimento.

Jota said...

Ricardo, estamos perante um gigantesco post, pela qualidade e lucidez do mesmo.
É complicado olhar para o SLB com um olhar objectivo, conseguindo tirar da equação a paixão que cada um de nós sente pelo clube.
E o meu caro consegue-o. Os meus parabéns por isso.

Somos, por muito que nos custe, um clube de segunda linha na Europa.
Porque os resultados desportivos não têm sido os melhores, pela situação financeira (em franca convalescença, mas não pujante) e por jogarmos num campeonato pouco apelativo, com pouca visibilidade externa.
Assim sendo, não temos hipóteses com as "trutas" do futebol mundial.
O que nos resta? Apostar na formação, na prospecção, e na antecipação.
Também eu gostaria que o SLB tivesse um plano bem definido e delineado.
Nesta altura do campeonato, ainda não tenho a certeza que tal exista, mas Rui Costa merece o benefício da dúvida, nem que seja pelo que temos assistido.
Os jovens da formação vão ter a hipótese de se mostrarem na pré-época, e parece-me que estamos no mercado de forma acertada, já que procuramos jogadores para as posições em que realmente precisamos deles.

O que é que acho que falta?
Um nome sonante, um líder.
Após termos vendido Simão, e Rui Costa ter pendurado as botas, estamos orfãos de um líder, alguém que chame a si a responsabilidade do jogo da equipa.
Dito isto, quero Aimar como nº 10! Pela sua enorme qualidade futebolística, pela fantasia e porque terei pesadelos se vejo Carlos Martins com aquela camisola sagrada!
Não é excessivamente caro, e ia colocar traseiros no Estádio.
Se a este juntarmos um avançado rápido, acho que podemos ser felizes na próxima época.

Cumprimentos

Ricardo said...

Obrigado, Jota.

Concordo com quase todo o teu comentário. Só tenho dúvidas em relação a Aimar. O historial dos últimos dois anos não promete um jogador no topo das suas qualidades. Talento tem, é indiscutível. Espero que, a vir, seja como tu dizes. Eu prefiro Carlos Martins.

Cumprimentos.