Monday, June 30, 2008

Somos os melhores? Somos. Mas ganhámos alguma coisa? Não. Mas somos os melhores? Somos.

Estou farto de treinadores-pais, de treinadores que, se for preciso, dormem com os seus jogadores para eles não fazerem chichi na cama; estou farto, em suma, de treinadores com a velha escola do «balneário». Quero gente competente a liderar tanto o meu clube do coração como o meu país. Para ganhar, não bastam rezas, santinhas, "salir a ganar", caravaggio, Roberto Leal ou Tony Carreira, como é óbvio para qualquer bípede. Para ganhar, é preciso... sim, isso mesmo, competência. Nem Scolari, nem Camacho revelaram tê-la para que saíssem alguma vez vencedores nos seus projectos portugueses. Um treinador não pode - que me desculpem os scolarianos, mas simplesmente NÃO PODE!!! - levar uma lição de como defender por parte da Grécia, sem ter planos ofensivos alternativos, sem ter uma ideia que fugisse do caos organizado que os próprios jogadores construíam, por sua iniciativa e qualidade, em campo. Não chega rezar a santas nem acreditar que um guarda-redes, por ter defendido penalties em eliminatórias importantes, serve, ad eternum, a uma Selecção. Não chega ir à final de um Europeu, quando esse Europeu é em Portugal e o adversário é uma equipa chamada Grécia, que defendia bem mas que tinha limitações evidentes. Não, não chega. Não me venham com os resultados de Scolari. Que resultados? Aragonés tem resultados; foi criticado por várias escolhas (entre elas, a mais polémica, a questão Raul) mas apresentou resultados no fim. E agora? Calaram-se as bocas? Claro que calaram. Quem ganha merece calar todas as bocas do mundo. Perder com a Grécia, em casa? Ser fraco, fraco, fraco a ler o jogo? Alguém viu os programas que foram dando antes do Euro, na SIC, sobre as campanhas de 2004 e 2006? Alguém viu aquele homem a falar antes dos jogos da Grécia (final) e da França (Mundial) para os seus jogadores? Estou convencido que até o Madaíl terá pensado: "isto é um treinador que estudou os adversários ou um pastor do Reino de Deus?". Absolutamente ridículo.
Não, meus amigos, no Benfica largámos um daqueles treinadores com teias de aranha e "cheiro a balneário" e trouxemos um jovem, que vê o futebol para além da proporção que conseguirão atingir as manchas de suor debaixo dos braços. Façamos, por favor, o mesmo na Selecção. Já chega de prestidigitadores. Queremos um cientista.

12 comments:

Henrique Maia said...

Bom comentário, Ricardo. Como sempre, pelo menos pelo que tenho lido.

Anonymous said...

Eu proporia o Einstein...Mas esse tem cheiro a mofo...Talvez o Professor Alexandrino...

Ricardo said...

O Einstein? Que falta de originalidade. Ou é o único cientista que conheces, anónimo nº 278.958.963/AT?.

Ricardo said...

Obrigado, Henrique. Volte sempre. Já sabe que pode ouvir Camané às Sextas. Ah e pode fumar sempre que quiser.

Anonymous said...

Então presumo que o Quque Flores é que devia ser o treinador da nossa selecção...:)Quque o cientista do Séc.XXI!:)

Abraço
Leão Irlandês

Anonymous said...

Deixa que te diga Ricardo que gosto bastante da tua escrita e do teu espírito crítico.Pelo que vejo está na tua alma e é notável nas tuas linhas.Contudo, não concordo de todo nem de pouco que Scolari fez um mau trabalho.Recuso-me a aceitar o papel ignorante que dás à credibilidade que Portugal adquiriu nos últimos 4 anos. Não foi só o Euro, foi também o Mundial.
Não sejamos ingratos ao ponto de recusar o mérito que lhe é merecido. Se não conseguimos não foi única culpa dele.
A responsabilidade que lhe posso atribuir e não entendo de futebol para me aventurar nestas linhas seguintes é a decisão de manter jogadores que de bons só nos clubes a que pertencem.
Por fim viva o Sporting que comemora hoje o seu aniversário.

Ricardo said...

Leão Irlandês, meu querido amigo,

é só para te lembrar que o Quique está destinado 3 época fabulosas (ou, vá lá, jeitosinhas) no Glorioso. Logo, terão de arranjar outro para as Quinas. É difícil, mas algum terá de vir que não o Quique. Quem sabe o Professor Neca ou o Luís Campas? ;)


Anónimo (não tens nome? era mais giro saber quem és, mesmo não sabendo quem és),

Obrigado pelas palavras simpáticas.

Eu nunca disse que Scolari fez um "mau trabalho". Acho que só um atrasado mental podia dizer uma coisa dessas. O que digo é que, na minha opinião, o brasileiro não fez nada de mais para as condições que teve (Euro em casa) e para os jogadores que teve à disposição. Apenas isso.

Parabéns ao Sporting!

Anonymous said...

Ok.Então, estaremos na presença de mais uma obra-prima:"O fabuloso destino de Quique".Quanto a alternativas, e que tal o Chalana?Como os antecessores na selecção,tem bigode para isso!:)
Abraço
Leão Irlandês
P.S.Mas que classe de nome este!
EDDG

Anonymous said...

Desculpa Ricardo
Escapou-me amigo...agora já sabes que fui eu...

JAS said...

Excelente comentário! Assim, vou tornar-me habitué.

Cumprimentos.

Ricardo said...

Obrigado, JAS. Há granadas no congelador.

Ricardo said...

Leão,

esclarece-me: o que significam as letras EDDG?


Vera,

Obrigado pela dica sobre a sopa de espinafres. Ficou espectacular!!!!