Monday, May 12, 2008

Obrigado Rui... e Léo.

Acabo de chegar do Estádio. Ainda trago comigo a mistura de sentimentos que este dia, este jogo, esta despedida me trouxeram. Se, por um lado, assisti a uma celebração de um fantástico jogador, e o seu fim de carreira, por outro não param de assaltar-me as imagens a que, no fim do, jogo assisti. Imagens essas de um contraste absurdo, dignas, claro, de tudo o que o futebol pode oferecer: de Rui Costa, idolatrado até ao âmago por toda aquela gente, aplaudido, gritado o seu nome, cantadas as suas músicas mas também de Léo, de tronco nu, no meio do relvado, sozinho, encaminhando-se, a passos curtos, para o balneário. Não deixei de pensar - e ainda estamos para saber se será, de facto, assim - que aquela também era a noite de despedida do brasileiro e fiquei triste. Fiquei triste porque Léo, no jogo de hoje e quase sempre nos 3 anos que representou o Benfica, foi sempre o elemento que mais correu, mais quis vencer, mais lutou, menos erros cometeu. Durante estes 3 anos e hoje, no jogo de hoje, foi ele, como sempre, dos que mais carrega aquela camisola com orgulho.
Falo-vos deste contraste e não quero, de modo algum, ferir susceptibilidades: basta dizer isto: apenas e tão-só isto: Rui Costa foi e é o maior ídolo que eu tive, enquanto jogador benfiquista que eu vi jogar. Não pretendo "ensombrar" a noite de despedida do Maestro; quero, antes, deixar-vos com estas duas imagens, tão díspares, que hoje vi no Estádio da Luz. Para que pensemos. Pensemos no valor do passado e no respeito, admiração e memória que deve sempre haver num clube como o nosso, o glorioso, mas pensemos também que sem ambição pelo futuro, sem critérios definidos baseados na competência, no profissionalismo, na real valia de quem nos representa, seremos "apenas" um glorioso clube que já foi.

8 comments:

We Love Rui Costa said...

O Rui Costa saíu do Futebol, o Leo saiu do Benfica. Há uma diferença, não?

Ricardo said...

Neste caso, não. Eu quero o Léo no Benfica. Não no Flamengo ou no Atlético Mineiro. Por isso, despedi-me dele. O que em nada belisca a homenagem que todos fizemos ao Rui.

Acho que não entendeste o teor do post. Mas deixa lá: VIVA O RUI COSTA, PÁ! VIVA O BENFICA! VIVA O QUARTO LUGAR! VAMOS FAZER A ONDA: OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOH ESPECTÁCULO!

Anonymous said...

Mas qual glória, qual carregar a camisola com orgulho (as camisolas vestem-se, não se carregam), qual glorioso, qual caralho! Que puta de conversa é esta vinda dum gajo com vinte e tal anos: passado, memória...?! Que cheiro a mofo. O que eu vejo naquela fotografia é um troglodita agarrado a um génio da bola que não sabe em que fogueira lenta se vai meter. Guardem as fotografias de mil novecentos e troca o passo, digitalizem-nas e passem os próximos anos a clamar por novo Salazar "que naquele tempo é que era". Irra que até fiquei mal disposto.

Ricardo said...

mas este texto tem algum botão que diz: "não me entendam, filhos da puta do caralho"?

We Love Rui Costa said...

Rui ouviu-te e Leo fica. Eu gosto de vir aqui embora escrevas de uma forma um pouco severa para mim. Relativamente à onda, estás muito enganado quando tentaste definir em poucas linhas o meu perfil. Fica bem.

Ricardo said...

Acho que temos finalmente um homem que sabe do ofício a liderar o Futebol do Benfica. Começou muito bem o nosso Maestro.

Pelos vistos, enganei-me. Desculpa.

MédioCriativo said...

Fiquei muito, mesmo muito, contente ao saber que o Léo ficava. É uma decisão óbvia a meu ver.

Mas deixa-me que te diga que embora concorde contigo, a festa dedicada ao Rui Costa ensombrou uma eventual homenagem ao Léo (e Rodriguez também, já agora), ainda assim, deu para perceber perfeitamente, pelo menos na bancada onde eu estava, que houve ali um grande aplauso inteiramente dedicado ao Léo. Precisamente quando ele se encontrava em tronco nú, mais ou menos no centro do campo.

E houve também aquela ovação dos No Name a meio do jogo. Não terá sido o suficiente mas acho que deu para ele perceber.

Um abraço,
MC

" R y k @ r d o " said...

Também fiquei muito feliz de Léo ficar no Benfica

1.ª grande vitória do Glorioso através de Rui Costa.
Saudações
.