Wednesday, July 26, 2006

Há mulheres que nos fascinam




Maruja Torres é uma escritora e cronista espanhola. Conheci-a através dos seus escritos no jornal "El País", nesses tempos idos em que trabalhei com extintores na belíssima, linda, única, deslumbrante, fascinante Salamanca.
O nome dela, apesar destes anos de distância, nunca me saiu da cabeça. Impossível. A escrita era de tal forma arrebatadora e pungente que nem necessário foi escrevinhar o seu nome num papelinho, assim à deixa-cá-ver-se-escrevo-isto-para-depois-não-me-esquecer.

Numa pesquisa sobre a autora, deparo-me com este título de um livro seu: Hombres de lluvia.

É preciso dizer mais alguma coisa?

5 comments:

marta cs said...

Olha, estás a ver? Mais uma surpresa. E das boas! Procura lá aí uns livrinhos dela e vê quem é o tradutor...

Ricardo said...

É verdade. Bela surpresa. Vou procurar a(s) esditora(s) e tradutor(es) portugueses. Depois digo qualquer coisa...

Se dominares o castelhano, aconselho a leitura na língua primitiva. Sempre. Não há nada como lermos as próprias palavras do autor, ainda que haja grandes traduções.

Ricardo said...

Errata:

*editora

marta cs said...

Ricardo, não sei se não me enganei... Além dos tradutores, vê os revisores. Entretanto vou ver se não estou enganada, mas acho que não.

Baci :)

Carlos said...

Uma escritora fantástica. Acabei de ler há pouco tempo "Enquanto Vivemos", que considero uma pequena obra-prima. Os seus escritos no El País também são muito interessantes; ainda agora escreveu sobre o ataque ao Libano de uma forma sensível e muito inteligente.